A diversidade de um país continental como o Brasil se traduz também na gastronomia. Em cada cantinho do país, receitas tradicionais dão um tom todo especial às reuniões familiares e encantam os turistas. No artigo de hoje, vamos conhecer os principais pratos típicos de cada região brasileira.
Do carreteiro e da cueca virada, no sul, ao pato no tucupi do norte ou o baião de dois no nordeste, cada região conta com muitas delícias tradicionais. A seguir, vamos viajar pelo Brasil para listar os pratos típicos de cada canto do nosso país.
Pratos típicos do sul do Brasil
A culinária do sul do país tem uma forte influência da gastronomia europeia, já que a região foi habitada por italianos, portugueses, alemães e até holandeses desde o descobrimento do Brasil.
Além disso, a temperatura mais amena também faz com que alguns pratos ganhem popularidade na região, como a sopa de capeletti. Conheça 4 pratos típicos do sul:
- Arroz Carreteiro. A receita original do arroz de carreteiro é gaúcha e preparada com carne seca. No entanto, esse prato se espalhou pelo Brasil e ganhou outras roupagens.
- Sopa de Capeletti. Também chamada de Sopa de Agnoline, essa massa, tradição italiana, é muito típica no inverno, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
- Polenta. Mais uma tradição que veio da Itália. Seja frita ou cremosa, a polenta é uma delícia e presença certa nos pratos das famílias do sul.
- Joelho de Porco. Essa vem da Alemanha. Também chamado de Eisben, essa carne é comumente servida com chucrute ou repolho.
Pratos típicos do sudeste brasileiro
Por estar no centro do país, o sudeste talvez seja a região com a maior diversidade de influências, e isso também se reflete na gastronomia.
Conheça a seguir um prato típico de cada um dos estados da região:
- Torta capixaba. Esse prato tradicional do Espírito Santo agrega vários frutos do mar, como peixes, camarão e caranguejo. O aspecto é muito parecido com o de um empadão.
- Pão de queijo. Não é possível falar de comidas típicas do sudeste sem falar do pão de queijo mineiro. Menção honrosa ao torresmo e ao frango com quiabo.
- Feijoada. A feijoada é do Brasil inteiro, e não só do Rio, mas merece ser reconhecida como um dos principais pratos dos cariocas. Nada como aquele feijão, aquela cerveja gelada e uma boa roda de samba.
- Bauru. Criado na década de 30, o Bauru leva o nome de uma cidade paulista. Hoje, o sanduíche de queijo e presunto é considerado patrimônio do estado.
Pratos típicos do centro-oeste do Brasil
A cultura pantaneira, os peixes de água doce e a riqueza das frutas e verduras do cerrado fazem da gastronomia do centro-oeste um verdadeiro sonho para quem gosta de experimentar novos sabores.
Conheça três pratos típicos do centro-oeste que você precisa provar:
- Arroz com pequi. Todo goiano sabe preparar e apreciar um bom arroz com pequi. A fruta tradicional do cerrado é servida com arroz e frango ou carne, e está presente nas casas e restaurantes de Goiás.
- Pacu assado. Muito comum no Mato Grosso do Sul, esse pescado de sabor terroso é preparado com limão, sal, pimenta, ovos e outros ingredientes.
- Bolo de arroz cuiabano. Não é só um bolinho de arroz. Triturado até virar pó, o arroz é misturado com mandioca, coco, canela, manteiga, sal e açúcar. A maciez e o sabor surpreendem a todo mundo que prova a receita.
Pratos típicos do nordeste brasileiro
A comida típica do nordeste dá água na boca de qualquer um. Seja a mais simples, preparada na rua, ou a mais rebuscada, servida nos restaurantes com estrelas Michelin.
Veja a seguir alguns pratos que você precisa provar quando visitar o nordeste.
- Tapioca. A tapioca já se espalhou pelo Brasil, mas é originária do nordeste. Servida doce ou salgada, com ou sem manteiga, se tornou figurinha carimbada nas dietas.
- Acarajé. De origem africana, o acarajé é uma receita baiana. Trata-se de um bolinho frito no azeite de dendê, que ainda leva feijão fradinho e é recheado com camarão. Quando alguém perguntar se você quer acarajé quente ou frio, saiba que, quanto mais quente, mais pimenta seu bolinho terá.
- Vatapá. Creme de farinha de rosca com castanha de caju e leite de coco, o vatapá pode servir de recheio para o acarajé ou também ser combinado com arroz.
- Baião de Dois. Arroz, feijão, carne seca e queijo coalho. Essa combinação simples, porém muito saborosa, é um patrimônio nordestino que se tornou ainda mais popular depois do lançamento da canção de Luiz Gonzaga que leva o mesmo nome.
Pratos típicos da região norte do Brasil
A influência indígena está muito presente na culinária da região norte. Além disso, a variedade quase infinita de peixes na bacia amazônica também dá o tom da gastronomia na região.
Confira a seguir os pratos mais típicos do norte brasileiro:
- Pato no tucupi. Extraído da mandioca, o tucupi é um caldo que precisa ser cozido por uma semana. O pato assado fica de molho no tucupi antes de ser servido.
- Tacacá. As “tacacazeiras” são as responsáveis por preparar e vender o tacacá no entardecer de Belém do Pará. Esse mingau com aspecto quase líquido é uma mistura de tucupi, tapioca, jambu e camarão.
- Caruru. A junção de quiabo, camarões secos, farinha e azeite de dendê forma um pirão muito tradicional no norte do país. A receita é originalmente paraense.