A culinária brasileira é conhecida no mundo inteiro por conta de sua diversidade. Quem visita o Nordeste vai embora lembrando do acarajé, e quem vai a Minas Gerais com certeza prova o pão de queijo. Mas quais são os pratos brasileiros mais conhecidos no mundo?
Não por coincidência, nossa lista é basicamente formada por pratos menores, mais simples, que podem facilmente ser transportados e adaptados em outros países. A exceção da lista é a feijoada, que de tão deliciosa ganhou até restaurantes especializados pelo mundo.
Como bônus, vamos falar também da bebida brasileira mais falada pelos quatro cantos do planeta. Vamos à lista?
Brigadeiro
O brigadeiro talvez seja o prato brasileiro mais conhecido no mundo inteiro. Com direito a receita no New York Times, esse doce de origem carioca e comumente servido em festas de aniversário se espalhou pelo mundo pela facilidade de preparo.
Com leite condensado, um pouco de manteiga e chocolate em pó, qualquer brasileiro que se preze consegue levar a receita para qualquer lugar do planeta.
As versões mais sofisticadas, como brigadeiro de ninho, de café e até de whisky, servem como uma forma de surpreender ainda mais os estrangeiros que se apaixonam pelo doce brasileiro.
A receita do brigadeiro é tão amada que, recentemente, uma brasileira ficou conhecida por ter aberto uma empresa de brigadeiros que faturou mais de 13 milhões de reais nos Estados Unidos.
Feijoada
A origem da feijoada é um assunto que rende discussões entre historiadores até hoje. Há indícios de que pratos similares já eram preparados há séculos, desde o Império Romano. No entanto, a feijoada como o mundo inteiro conhece, com feijão preto e várias partes do porco, é tipicamente brasileira.
Os acompanhamentos também fazem da receita brasileira queridinha no mundo inteiro. Da farinha ao ovo frito, passando até por frutas como tangerina e banana frita, cada lugar enriquece o prato da maneira mais criativa possível.
É possível encontrar restaurantes que servem a famosa feijoada brasileira em várias das principais cidades do mundo. Em geral, inclusive, onde tem feijoada, também se encontra a caipirinha.
Outro ponto positivo a favor da disseminação da tradição da feijoada pelo mundo inteiro é o fato deste prato ser servido em praticamente todos os cantos do Brasil. Portanto, quando algum estrangeiro nos visita, seja em que estado for, há grandes chances de que ele acabe provando essa delícia.
Pão de queijo
O pão de queijo é uma receita tão tradicional no Brasil que, inclusive, ganhou um dia próprio: 17 de agosto é considerado o dia do pão de queijo. E, com tanta tradição nacional, esse prato típico de Minas Gerais acabou se espalhando pelo mundo.
Existem várias versões para a origem do pão de queijo, mas todas as histórias mais conhecidas remetem ao Ciclo do Ouro, em Minas Gerais, no século XVII. Desde então, a receita foi se tornando mais e mais popular.
Muito da fama do pão de queijo está atrelada ao fato de que os queijos brasileiros estão entre os melhores do mundo. Recentemente, um queijo paranaense foi premiado em um concurso internacional.
A facilidade de preparar o pão de queijo também contribuiu para que a receita se espalhasse pelo mundo inteiro. Por fim, a reunião de dois ingredientes tão amados – o pão e o queijo – completaram o combo que tornou esse prato desejo de pessoas de todo o planeta.
Coxinha
A coxinha nasceu em São Paulo no século XIX, e com o passar do tempo se tornou o salgado mais tradicional do Brasil. Na década de 50, a massa recheada com frango ganhou o Rio de Janeiro e o Paraná antes de se espalhar pelas outras regiões.
Por ser tão conhecida no país inteiro, acabou ultrapassando as fronteiras e até os continentes.
Hoje, há brasileiros vendendo coxinha no mundo inteiro. Em Dublin, na Irlanda, por exemplo, não é difícil encontrar essa iguaria pela cidade.
Com tantos brasileiros importando a receita por aí, os estrangeiros acabaram também pegando gosto por esse salgado.
Bônus: Caipirinha
Entre todos os pratos já citados, pode existir uma disputa sobre qual deles é A PRINCIPAL comida brasileira mais reconhecida no mundo. Porém, quando o assunto são as bebidas, 10 em cada 10 estrangeiros vão responder sem pestanejar: caipirinha.
Assim como acontece com os pratos mais tradicionais, a origem da caipirinha também tem mais de uma versão. A mais conhecida, no entanto, diz que a bebida foi criada no século XIX, em Piracicaba-SP, como um drinque local para comemorações importantes.
Independentemente da data e do local de seu surgimento, certo é que essa bebida tradicional virou sinônimo de drink brasileiro no mundo inteiro, com seus ingredientes já conhecidos:
- Cachaça;
- Gelo;
- Limão;
- Açúcar.
É possível encontrar caipirinha sendo vendida a preço de ouro em restaurantes chiques na Europa e na América do Norte.
As versões adaptadas, no entanto, não são tão conhecidas lá fora. Os estrangeiros por vezes se surpreendem quando ficam sabendo que existem caipirinhas feitas com vodka, saquê e até Steinhaeger.
Conclusão: Tem Brasil nas cozinhas do mundo inteiro
Quando uma receita brasileira se espalha pelo mundo, dois são os fatores principais que levam a essa disseminação.
Primeiro, os estrangeiros que visitam nosso país, amam a culinária e decidem adaptar as receitas.
Depois, os próprios brasileiros que deixam o país para tentar a vida lá fora e, por vezes, encontram nas receitas tradicionais seu ganha pão.
De uma forma ou de outra, o certo é que a culinária brasileira é amada no mundo inteiro, com seus pratos e bebidas deliciosos.