Você já sabe que a culinária brasileira é respeitada e amada no mundo inteiro. Também já deve ter ouvido falar de brasileiros que estão espalhando nossos principais pratos por todos os continentes. Mas quais são as comidas que você só encontra no Brasil?
Seja pelos ingredientes que só são encontrados aqui, ou pelas receitas não tão simples de replicar, há alguns pratos tipicamente brasileiros que ainda não se espalharam pelo mundo inteiro.
Claro, em um lugar ou outro, nas maiores cidades do mundo, sempre haverá alguém com uma paçoquinha ou preparando uma tapioca. Mas, via de regra, os estrangeiros ainda precisam vir até aqui para sentir o verdadeiro sabor dessas receitas.
Vamos conhecer?
Bolinho de chuva
Receita com a cara da casa da vó. O bolinho de chuva não é nada complicado de fazer, mas por alguma razão, ainda não foi importado. É perfeito para ser servido no meio da tarde com aquele cafezinho, principalmente nos dias de chuva.
Feito com açúcar, farinha e canela, o bolinho ganhou ainda mais importância no Brasil porque era a receita que a Tia Nastácia, do Sítio do Pica Pau Amarelo, preparava para a Narizinho.
A receita tem origem portuguesa, mas hoje pode ser considerada uma iguaria brasileira. Se algum dia você receber um estrangeiro em sua casa para o café da tarde, saiba que ele provavelmente ainda não experimentou o bolinho de chuva e, certamente, ficará encantado com essa receita deliciosa.
Tapioca
Ok, ok, a tapioca talvez já esteja começando a se espalhar pelo mundo. Mas ainda pode ser considerada uma iguaria exclusivamente brasileira, que quase todas as pessoas experimentam pela primeira vez por aqui.
De origem indígena, a tapioca é uma goma retirada da mandioca, em um processo manual. Essa massa, que comumente substitui o pão e caiu no gosto dos nutricionistas, é recheada e se torna um prato tanto salgado quanto doce. Alguns recheios possíveis para a tapioca são:
- Ricota e tomate
- Frango cremoso
- Ovos mexidos
- Atum
- Tomate e queijo
- Pasta de amendoim com geleia
- Chocolate
- Banana
Nos hotéis do nordeste, é comum encontrar mulheres vestidas com trajes típicos da região preparando tapiocas para os hóspedes de acordo com o gosto do cliente. Essa experiência, além do gosto delicioso, faz com que os estrangeiros se apaixonem por esse prato tipicamente brasileiro.
Paçoca
Inexplicavelmente, não é difícil encontrar debates entre estrangeiros que não gostam do sabor da paçoca ao experimentar pela primeira vez. Talvez por isso esse doce de amendoim ainda não tenha ganhado o mundo. Mas, sinceramente, o problema é todo deles.
A mistura de amendoim e açúcar é praticamente uma unanimidade no Brasil e, em junho, época das festas de São João, invade as casas e estabelecimentos comerciais por todas as regiões do país.
Seja a quadradinha ou aquela em formato cilíndrico, certo é que a paçoca tem a cara do Brasil. E se os estrangeiros não gostam, que pena… Sobra mais para nós.
Açaí
Analisando em perspectiva, não faz tanto tempo que o açaí se tornou uma comida popular inclusive para os brasileiros. Ou pelo menos para uma parte dos brasileiros. Nos estados do norte, essa gruta já faz parte da dieta há muito tempo.
Inclusive, no norte, o mais comum é ver o açaí sendo servido em pratos salgados, com peixe frito ou farinha.
Foi sua versão com adição de açúcar, porém, que se espalhou pelo Brasil e, só agora, começa a ganhar o mundo. Como sempre, tudo o que se fica famoso, gera polêmica. No caso do açaí, o fato de que há crianças trabalhando na colheita do fruto já virou até matéria em jornais estrangeiros.
Conhecido como jussara em algumas regiões do país, o açaí se tornou figurinha carimbada na dieta de pessoas que praticam atividades físicas regularmente e, principalmente, nas regiões litorâneas de todo o país. Os estrangeiros que provam o prato adocicado por aqui geralmente não se arrependem.
Salpicão
Assim como o bolinho de chuva, que abriu a nossa lista, o salpicão também pode ser enquadrado no rol das “receitas de vó”. Tendo como base o frango desfiado, essa receita é uma mistura que varia, em seus outros ingredientes, de região para região. Ou melhor, de casa para casa.
O salpicão tradicional leva maionese, milho, pepino e ervilha, mas também pode ter a adição de outros legumes e condimentos. Seu nome vem do verbo salpicar, e portanto não está relacionado ao sal.
Por não ser comumente servido em restaurantes e não ser considerado algo “chique”, o salpicão é uma receita que ainda não ganhou o mundo. Para experimentar, os estrangeiros precisam vir até aqui e, quem sabe, visitar a casa de alguma vovó.
Conclusão: eles não sabem o que estão perdendo
Volte por um minuto nessa lista e tente imaginar a sua vida sem nenhum dos pratos citados. Ela não seria tão boa, não é verdade?
Então, agora, agradeça por ser brasileiro e poder ter acesso a todas essas receitas facilmente, seja dentro de casa ou no restaurante e na padaria da esquina.
Essas delícias salgadas, como salpicão e tapioca, ou doces, como paçoca e bolinho de chuva, não são facilmente encontradas fora dos limites do Brasil. É por isso que os estrangeiros, quando as experimentam por aqui, ficam tão apaixonados.
Da próxima vez em que você estiver se deliciando com algum desses pratos, saiba que muitos estrangeiros pagariam caro para ter a chance de ter todas essas receitas ao alcance da mão.